Num espaço amplo, cercado pelo verde das plantas e árvores, que mais lembra um hotel no campo, se encontra a base de um sistema de atendimento à saúde mental, o HOSPITAL PSIQUIÁTRICO ITUPEVA.
Atualmente sob direção clínica do médico psiquiatra Dr. Michel Matias Vieira (CRM 97.159), a instituição mantém um programa de atendimento com ênfase no respeito à individualidade do paciente e na humanização da internação, incorporando uma equipe de profissionais multidisciplinar. São médicos psiquiatras e clínico geral, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta, advogado, além de monitores para atividades recreacionistas, bem como equipe de enfermagem que inclui enfermeira-padrão, técnicos e auxiliares de enfermagem.
Adicionalmente, uma rede de colaboradores e parceiros externos fortalece os trabalhos desenvolvidos pelo corpo clínico do Hospital, facilitando, aos pacientes em tratamento, o acesso a atividades físicas, culturais e pedagógicas, compondo, assim, um ambiente voltado para a saúde e o pleno bem-estar.
Nascido em 19/01/1953 na cidade de São Paulo, Capital, formou-se médico em 1978, recebendo a titulação em Cirurgia Geral conferido pela Universidad Nacional de Cordoba, na Argentina. De volta ao Brasil, naquele mesmo ano obteve a qualificação em Medicina do Trabalho perante a Academia Brasileira de Medicina Militar, em convênio com a Associação de Ensinos Intensivos em Organização Hospitalar e a Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho. Posteriormente especializou-se em Psiquiatria, tendo frequentado as aulas do Dr. Carol Sonenreich, Diretor do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira” de São Paulo (IAMPSE), e em Psicanálise, pelo Instituto Sedes Sapientae, também em São Paulo, Capital.
Durante 43 anos de exercício profissional, Dr. Helio Pellaes colaborou com serviços de Psiquiatria em hospitais públicos e privados. Em 1984 fundou, na cidade de São Paulo, a Clínica Médica e de Repouso Santa Marina, serviço particular que em 1995 seria deslocado para Itupeva, município localizado a aproximadamente 60 km da capital, recebendo o nome de Clínica Psiquiátrica Itupeva. Atento à evolução dos paradigmas que regulam a promoção da saúde mental no Brasil e no mundo, apoiou uma progressiva ampliação e reestruturação de sua clínica, então renomeada Hospital Psiquiátrico Itupeva, atual referência no atendimento de jovens e adultos que padecem um transtorno mental, contando com mais de 60 profissionais de diversas áreas de formação.
A lembrança do comprometimento e da alegria, sempre impressos na atuação do Dr. Helio Pellaes como médico, devolve sorrisos a quem o acompanhou em sua longa jornada, e empresta relevante fonte de inspiração para todos os profissionais que dedicam esforços à promoção de um tratamento digno e humanizado em saúde mental.
Estabelecido em uma área de 10 mil m², o Hospital Psiquiátrico Itupeva atualmente disponibiliza 74 leitos, dos quais 31 são destinados a jovens e adolescentes, em uma ala reservada para meninos e outra para meninas, sendo ambas separadas daquelas destinadas aos pacientes adultos, em total de 43 leitos, igualmente separados em um ambiente masculino e outro feminino.
O Hospital conta com piscina, quadra poliesportiva, sala para terapia ocupacional, salão de jogos, salas de TV, salão de convivência para pacientes, salão externo para convivência de familiares, salas de reunião com familiares, lago para pesca e passeio em bicicleta, quiosque, além de monitoramento 24 horas por circuito interno de câmaras e TV, possuindo, ainda, uma ambulância própria para remoção de pacientes a situações extra-hospitalares, como tratamento dentário, exames de rotina e consultas especializadas, entre outras.
Após a alta médica, os pacientes são orientados a continuar o tratamento em ambulatório. Para operacionalizar essa continuidade, nosso sistema de atendimento integral à saúde mental conta com o suporte ambulatorial e psicoterápico, dando seguimento à recuperação dos pacientes e facilitando sua adequação ao meio familiar e social.
Através desta estrutura amplificada de atendimento à saúde mental, logramos obter melhores resultados e reduzir o tempo médio de internação para todas as patologias, de forma a concretizar o grande desafio imposto à realidade atual, qual seja o de viabilizar atendimento médico aos pacientes portadores de distúrbios de ordem psiquiátrica ou decorrentes de dependência química, no menor espaço de tempo possível.
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso.